Município dá 850 mil euros pela infraestrutura e quer dar-lhe "a beleza e a dignidade perdidas ao longo dos anos de abandono".

A Câmara Municipal de Mirandela chegou a acordo com a Infrestruturas e Portugal (IP) e a CP para adquirir a antiga estação ferroviária da cidade e os terrenos envolventes, avança o Correio da Manhã (CM).

“O processo foi longo e exaustivo, mas a câmara nunca desistiu do edifício que faz parte da memória coletiva dos mirandelenses”, diz a autarquia em comunicado publicado no seu site. “O acordo com a Infraestruturas de Portugal e a CP foi finalmente alcançado e permitirá intervir quer no edifício, quer nos terrenos envolventes que, desde 2004, deixaram de estar destinados a loteamento habitacional para passarem a bem de usufruto público”, disse a autarquia em comunicado.

A estação, botada ao abandono desde o encerramento da linha entre Mirandela e Bragança na década de 90 no século XX, esteve em negociações durante dois anos e meio e vai ter um custo para o cofres da autarquia de cerca de 850 mil euros.

“Agora é altura de colocar o edifício e a envolvente novamente ao serviço das pessoas, restituindo-lhes a beleza e a dignidade perdidas ao longo dos anos de abandono”, conclui o município.