O fogo em Alijó está controlado em 80%, referiu, esta manhã o presidente da Câmara, Carlos Magalhães aos jornalistas. A descida da temperatura durante a noite e o reforço do número de operacionais no terreno permitiram o controlo do incêndio.

“A estratégia que foi disposta no terreno resultou com a previsão do abaixamento da temperatura. Houve algum aumento da humidade e as máquinas de rastos que foram colocadas e a técnica do contrafogo… tudo isso resultou”, referiu o autarca.

É esperado que, ainda durante esta amanhã, se consiga controlar o incêndio que arde há mais de 48 horas. Mas o autarca mantém a preocupação até porque, há um ligeiro vento que se está a levantar e a temperatura vai subir. Vamos entrar naqueles momentos críticos, lá para o meio-dia, uma hora, em que tudo poderá acontecer.”

O fogo está a lavrar numa área de difícil acesso. O autarca informou que as pessoas que foram evacuadas já estão a regressar às suas casas.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), estão 574 operacionais no terreno, apoiados por 176 viaturas e 7 meios aéreos.

Incêndios no distrito em fase de resolução

Outros incêndios no distrito e que mobilizam meios acontecem no concelho de Murça mas estão já em fase de “resolução”.

Em Martim (Candedo), um incêndio em mato mobiliza, por esta altura, 16 operacionais, apoiados por 4 viaturas. Já em Serapicos (Valongo de Milhais), o incêndio em mato, mobiliza 7 operacionais e 2 viaturas.