A UTAD TV esteve presente no último dia da III Mostra da Floresta e assistiu a uma verdadeira romaria ao centro histórico da cidade para ver o maior assador de castanhas do mundo.

A III Mostra da Floresta de Vila Real decorreu entre os dias 11 e 13 de novembro na Praça do Município. A atração do último dia da festa foi o maior assador de castanhas do mundo, premiado pelo Guiness World Records em 2007.

Desta vez foi Vila Real, que no magusto popular, contou com o maior assador de castanhas do mundo. Vindo diretamente de Vinhais, no distrito de Bragança, o gigante assador mede 9.5 metros de comprimento, contando com a pega, 5 de diâmetro, pesa 600kg e é capaz de assar cerca de 1000kg de castanhas de uma só vez. No passado domingo, os vila-realenses tiveram a oportunidade de provar dos mais de 300kg que lá foram assadas, acompanhadas com vinho tinto e jeropiga.

Porém, o grande assador foi só mais um dos atrativos daquele dia, que também contou com demonstrações STIHL, animação do grupo de bombos “Os Trovadores” da Raia e do grupo de concertinas.
Os três dias da Mostra da Floresta pretendiam sensibilizar e divulgar aquilo que o concelho tem de melhor para oferecer, levando centenas de visitantes a rumar ao centro da cidade durante o fim de semana. Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real, esteve presente no evento que definiu como sendo uma celebração “da amostra da floresta, chamando a atenção para as potencialidades da floresta no nosso concelho e nada melhor do que associar essa amostra a uma data que todos os portugueses celebram, que é o S. Martinho.”

Os populares puderam visitar as barraquinhas daqueles que trabalham na Natureza e com a Natureza. Henrique Pereira, funcionário do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), falou-nos da área da piscicultura onde foram criados postos de reprodução de peixes para repovoamentos dos rios e da área dos viveiros florestais. O ICNF encarrega-se também “da produção de árvores para a reflorestação das nossas zonas florestais”.
Durante a mostra da Floresta foram vários os restaurantes que aderiram ao evento “Outono à Mesa”. “Conservação da Natureza” foi o termo mais utilizado durante os três dias de uma mostra que seguramente se voltará a repetir.