Terceira edição do Orçamento Participativo disponibiliza 16 mil euros para ideias e projetos apresentados pelos eleitores da freguesia.

Todos os eleitores da Freguesia de Vila Real podem apresentar ideias e projetos à terceira edição do Orçamento Participativo. Na última edição, em 2016, foram apresentadas dezenas de propostas recaindo a escolha em projetos ligados à promoção da saúde, apoio social e dinamização cultural.

Pioneira no distrito na implementação de um orçamento participativo, a Freguesia de Vila Real pretende “promover a participação cívica ativa” dos seus eleitores e “valorizar a relação entre os eleitores e os eleitos”, o que permite, segundo Francisco Rocha, presidente da Freguesia de Vila Real “implementar projetos adequados às necessidades dos cidadãos e em concordância com as suas opiniões”, explica em comunicado enviado à imprensa.

Os cidadãos eleitores da Freguesia votam nos projetos que consideram prioritários, numa iniciativa que pretende assumir-se como “Motor de Cidadania”. Francisco Rocha considera que este incentivo à participação plural dos Vila-realenses na escolha e definição de políticas públicas, “é uma aposta ganha e uma experiência para continuar e aprofundar no futuro”.

O Orçamento Participativo tem definida uma verba de 16 mil euros, dividida em quatro mil euros para cada projeto, para a implementação das propostas mais votadas. A iniciativa não se destina a projetos empresariais ou de índole pessoal. “O nosso objetivo é essencialmente o promover o sentido de comunidade, a participação cívica e o bem comum”, rematou Francisco Rocha.

O período de consulta pública, elaboração e apresentação das propostas por parte dos cidadãos decorre até 30 de junho. As propostas devem ser submetidas através de um formulário que pode ser encontrado em https://participe.freguesiadevilareal.pt.

A análise técnica das propostas e apresentação pública das candidaturas admitidas vai decorrer entre 1 e 7 de julho, sendo que a votação dos projetos aprovados pelo júri tem início a 8 de julho e prolonga-se até 31 de julho. Poderá ser feita através do site do Orçamento Participativo ou de forma presencial nas instalações da Freguesia de Vila Real. A apresentação pública dos projetos vencedores está marcada para o dia 8 de setembro.