O adro da Capela de Nossa Senhora de Almodena, em Vila Real, foi o cenário escolhido para a terceira entronização de novos confrades.

Promover, divulgar e trabalhar em prol da certificação do covilhete foram as juras feitas sob o bastão “Aleu” pelos novos confrades. Ao mesmo tempo assumiram a responsabilidade de levar o nome de Vila Real, história, património e gastronomia na viagem que iniciaram, sábado passado, 17 de junho.

A manhã quente convidou ao convívio que foi animado pela Tuna da Campeã. Música, showcooking, degustação, partilha de experiências compuseram o menu da cerimónia, numa simbiose perfeita com o cenário escolhido para esta terceira entronização: o adro da Capela de Nossa Senhora de Almodena.

A cerimónia teve como confrades parceiros os Pyjamantes, uma confraria informal de Vila Real que conta com uma história de mais de 60 anos, e como confrade de honra, Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta.

Passado sempre presente, com o olhar posto no futuro que passa pela certificação do covilhete. O salgado típico de Vila Real, recheado de carne maronesa e cozido, tradicionalmente, em formas de barro preto de Bisalhães.

Constituída no dia 20 de julho de 2015, em plena comemoração do Dia da Cidade de Vila Real, através da assinatura formal dos seus estatutos pelos 16 confrades fundadores, a Confraria do Covilhete – CC tem por missão a defesa, valorização, promoção e divulgação do covilhete e dos produtos culturais e gastronómicos que lhe estão associados: o barro de Bisalhães, a Feira de Santo António, o arroz de forno, o vinho e de um modo geral a gastronomia local e da região onde se insere.

As 20 de fevereiro de 2016 foram entronizados os primeiros Confrades de Honra e Confrades Fundadores nos Paços do Concelho de Vila Real. Cerca de 30 entidades e individualidades envergaram pela primeira vez o traje e as insígnias da organização. Além dos 16 confrades fundadores (entre os quais representantes de várias pastelarias e padarias que confecionam diariamente a iguaria), foram escolhidos, na reunião do “Primeiro Capítulo”, os primeiros Confrades de Honra convidados a integrar a organização.

A segunda Entronização aconteceu a 11 de junho de 2016 na Torre de Quintela – Vila Marim, Vila Real. A terceira aconteceu, sábado, 17 de junho de 2017 no adro da Capela Nova de Nossa Senhora de Almodena.