Projeto foi idealizado pelo Presidente Jean-Claude Juncker

O Portal do Corpo Europeu de Solidariedade vai ser lançado esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Fundação AMI, em Lisboa e nos 28 Estados-Membros em simultâneo, às 11h30.

No discurso do Estado da União, em setembro, o Presidente Jean-Claude Juncker, convicto de que a solidariedade é o cimento da coesão da Europa, anunciou a criação e os objetivos do Corpo: «Existem muitos jovens na Europa, com consciência social, dispostos a dar um contributo significativo à sociedade e a mostrar a sua solidariedade. Nós podemos facultar-lhes a oportunidade de concretizar esses projetos […]. Os jovens de toda a União Europeia poderão assim oferecer-se para ajudar onde for mais necessário e para dar resposta a situações de crise […]».

Este projeto permite, assim, que europeus entre os 18 e os 30 anos possam ajudar as organizações não governamentais (ONG), autoridades locais ou empresas privadas ativas na resposta às situações de crise em toda a União Europeia, nomeadamente: reconstruir comunidades na sequência de catástrofes naturais; enfrentar desafios sociais, como a exclusão social, a pobreza, a saúde e os desafios demográficos; ou trabalhar no acolhimento e na integração dos refugiados. Para além da vertente de voluntariado existe também a profissional que proporciona oportunidades de emprego, formação ou estágio.

O objetivo é apresentar esta iniciativa aos jovens e às associações de solidariedade, esclarecendo dúvidas e partilhando experiências.

Se queres ser voluntário, dia 7, inscreve-te aqui:

http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-16-3062_en.htm