Descidas nas tarifas de licenciamento e de ligação às redes de água e saneamento estão entre as medidas.

O município de Sabrosa vai oferecer um conjunto de medidas de apoio aos bombeiros, promovendo o voluntariado e o aumento dos efetivos das corporações.

Para a concessão destes apoios, o municipio elaborou o Projeto de Regulamento de Concessão de Regalias Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Sabrosa e que está em consulta pública.

Das medidas previstas no Projeto, destaca-se a atribuição de dez euros mensais a cada elemento que fará parte das ECIN (Equipas de Combate a Incêndios) dos bombeiros de Sabrosa e Provesende e que serão destacadas para a época de fogos deste ano. Para além disso, o município prevê no plano o reembolso de 50% do IMI, reduções de 50% de taxas e licenças municipais de construção, reparação e ampliação de habitações e taxas de ligação à rede de água e saneamento; a redução de 25% nas tarifas de água, saneamento e recolha de resíduos; e a redução de até 50% nos custos na alimentação das crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, consoante os rendimentos do agregado familiar.

Outras medidas passam pelo acesso gratuito às piscinas municipais, a atribuição prioritária de habitação social e a concessão de uma bolsa de estudo de 75€ por mês a filhos de bombeiros falecidos ou doenças crónicas sofridos em missão.