Márcio Martins, coordenador do Gabinete de Inclusão Social da AAUTAD foi o impulsionador desta iniciativa, que tem como principal objetivo obter ideias para tornar a cidade de Vila Real adaptada a pessoas com deficiência

O “prémio AAUTAD Capacitar” trata-se de um concurso lançado em agosto pela associação académica, destinado aos estudantes da academia e munícipes de Vila Real, com vista a obter sugestões para tornar a cidade mais adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Esta iniciativa teve como principal objetivo fortalecer o diálogo entre toda a comunidade estudantil sobre a procura de soluções e novas ideias, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.
O processo passou pela abertura de um concurso destinado aos Estudantes, Núcleos e Secções da academia transmontana, assim como a Munícipes e Entidades Vila-Realenses.
A associação académica decidiu, premiar a melhor proposta com a quantia de mil euros. O objetivo inicial era que o valor fosse mais elevado e se conseguisse premiar mais do que uma proposta mas, tendo em conta que esta é a única entidade que financia o concurso, tal não foi possível.
O projeto vencedor foi  entregue no dia 5 de dezembro, no Auditório do Conservatório Regional de Música de Vila Real.