Chaves associa-se à iniciativa mundial que, este ano, tem como lema “Faça brilhar uma Luz sobre as alterações climáticas”

O Município de Chaves vai associar-se, uma vez mais, à iniciativa mundial “Hora do Planeta”, uma ação simbólica que convida todos os cidadãos, empresas, governos e comunidades a desligar as luzes durante uma hora pela defesa do ambiente e combate ao aquecimento global.

Este ano, a “Hora do Planeta” vai fazer “brilhar uma luz sobre as alterações climáticas” às 20h30 do dia 25 de março (sábado).

Lançada em 2007 pela organização de defesa do ambiente World Wide Fund for Nature – WWF (Fundo Mundial para a Natureza), com o objetivo de diminuir a utilização da eletricidade, pelo período de uma hora, em dia previamente determinado, a “Hora do Planeta” pretende ser uma fonte de educação para a cidadania, de alerta para comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade e de sensibilização para a utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis.

Em Chaves, no próximo dia 25, entre as 20h30 e as 21h30, o Município vai desligar a iluminação de vários edifícios, nomeadamente dos Paços do Concelho, Torre de Menagem, envolvente do Forte de S. Francisco, Ponte de S. Roque, Ponte Pedonal e interior dos edifícios municipais.

A autarquia compromete-se ainda a reduzir os consumos energéticos na rede de iluminação pública e decorativa do concelho, no âmbito desta ação.

Para envolver todos os cidadãos e entidades locais, o Município vai promover também uma caminhada pelo planeta, focada numa mobilidade ecológica e sustentável, ou seja, sem recurso a qualquer meio de transporte. A “Caminhada de 2017 Passos pelo Planeta”, organizada pelas associações locais “Hóquei Clube de Chaves”, “Associação Flaviense de Caminheiros” e grupo “Os Passadas de Bustelo”, irá decorrer durante a “Hora do Planeta”, entre as 20h30 e as 21h30, sendo o percurso desenvolvido ao longo dos monumentos e edifícios que terão a iluminação desligada.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), também se associa a esta “caminhada” oferecendo aos primeiros 100 inscritos, braçadeiras refletoras, alguns cartazes e folhetos informativos sobre a temática de prevenção de acidentes, com o slogan “Dê nas vistas! Use material retrorrefletor”.

Recorde-se que a “Hora do Planeta” é hoje a maior ação ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 8 000 cidades e vilas de 178 países e territórios, incluindo Portugal.