O Tribunal de Sabrosa reabre as suas portas em janeiro de 2017

Desde 2014 que o executivo de José Marques, Presidente da Câmara Municipal, juntamente com a Assembleia Municipal, tinha levantado um processo reivindicativo sobre o encerramento do Tribunal de Sabrosa, no âmbito da reforma do mapa judiciário.

Este processo chegou agora ao fim, com um desfecho positivo para a população de Sabrosa, uma vez que o Tribunal regressará em janeiro do próximo ano.

As posições do atual governo e da atual Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem eram favoráveis e convergiram com a vontade do Presidente da Câmara que, considera a refuncionalização do Tribunal “uma decisão que vai ao encontro dos interesses dos habitantes do concelho, destinatária principal da justiça de proximidade pela qual este executivo e população neste processo sempre se bateu” porque a população tinha de se deslocar  e acarretar custos quando precisava de tratar de assuntos judiciais.

O Tribunal Judicial de Sabrosa vai manter-se num edifício municipal, já utilizado antes, e agora alvo de obras de requalificação.

Este espaço continua a ter uma vocação de multisserviços públicos e municipais, como os Paços do Concelho, a Conservatória do Registo Civil e o Espaço do Cidadão, juntando-se agora o Tribunal.