Filandorra – Teatro do Nordeste é o nome da Companhia Profissional de Teatro que vai dinamizar, mais uma vez, a Semana da Criança por toda a região do Interior Norte

Em parceria com os Municípios da região, a Filandorra vai, este ano, presentear centenas de crianças com uma “viagem” pelos contos tradicionais da Literatura infanto-juvenil e com a revisita ao texto Grilo Verde, de António Mota.

A iniciativa começa hoje, Dia da Criança, na cooperativa de Olivicultores, em Valpaços, com um espetáculo que promete fazer com que as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo viagem pelas histórias de personagens como o Pinóquio, a Fada Azul, a Branca de Neve e o Capuchinho Vermelho. Há ainda uma sessão agendada na Sede da Banda de Carrazedo de Montenegro, pelas 14h30, onde se esperam mais de 400 crianças.

A companhia de teatro vai também ser a protagonista do espetáculo de abertura da 18ª Feira do Livro de Montalegre, na quinta-feira, pelas 14 horas, no Auditório do Pavilhão Multiusos.

No dia 5 de junho, pelas 10 horas, os atores da Filandorra trocam o palco convencional por um palco real – a horta escolar biológica da EB do Prado, em Ferreiros, Vila Real, que em 2016 venceu a quarta edição do concurso de Hortas Escolares, promovido pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

O programa da Semana da Criança encerra no dia 6, a convite do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Real, com a representação de Grilo Verde, na IV Mostra Escolar de Vila Real.