A arte urbana é a criatividade salpicada por ruas e paredes.

Vila Real já tinha alguma arte urbana, no entanto, a iniciativa “Pitoresco” trouxe-lhe mais! Paredes de edifícios e de ruas conhecidas ganharam uma nova vida, uma bem mais apelativa do que a antiga. Os motivos artísticos variam mas centram-se, sobretudo, nas tradições do Reino Maravilhoso.

Cada linha, cada gota de tinta, cada lata vazia, cada desenho que ganha forma faz com que as paredes, postes e cabines ganhem vida e fiquem coloridos.  A tinta escorre e entranha-se nas gentes e no quotidiano da cidade. Cada um desenha o que lhe vai na alma. Pinta o que a imaginação ordena. Não obedece a critérios preestabelecidos! Nem à polícia, com quem trava uma luta constante por ser incompreendida…

Porém, não são só esses grafitis que preenchem as paredes desta cidade, são muitos outros de desconhecidos que quiseram deixar a sua marca. Poemas, desenhos, pinturas, tudo serve para alegrar a vista e dar a Vila Real outra dinâmica.

A arte não é para ser compreendida mas sim apreciada, abrindo uma porta para  imaginação, onde cada um tirar as suas próprias conclusões.

Fotografias: Ana Mota