Participantes terão oportunidade de ver vários projetos de investigação em curso

De 21 a 25 de novembro a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre portas para mostrar aos mais curiosos a ciência que é feita no campus.

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2016, integrada no programa nacional de Ciência Viva, vários alunos do Secundário, e público em geral, poderão conhecer os cientistas da UTAD, ver como estes trabalham, o que investigam e os resultados que obtêm.

Durante quatro dias, os interessados terão oportunidade de participar em colóquios, conferências, exposições, workshops, jogos, experiências e demonstrações.

Poderão, por exemplo, ver como se avalia o stress em plantas, aprender como se processa a cultura in vitro, adquirir competências básicas para atuar em caso de acidentes em escolas e numa situação de paragem cardiorrespiratória, aprender a extrair o ADN de espécies alimentares em risco de extinção e ver uma demonstração de Robótica.

Ao mesmo tempo, decorrerão também as Jornadas do Centro de Química de Vila Real, o VIII Fórum de Física e Sociedade, as II Jornadas de Engenharia Agronómica e haverá, ainda, uma exposição permanente no Centro de Ciência de Vila Real.