UTAD recebe iniciativa para alertar os estudantes para a prevenção, identificação e denúncia de casos de violência.

Dia 24 de novembro, pelas 10h da manhã  e, até às 12h, podes conhecer o Violentómetro, numa atividade promovida pela direção do curso de Psicologia, que surge no âmbito da comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que acontece no dia 25. Esta iniciativa conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e da Câmara Municipal de Vila Real, através do projeto Mais Social.

O intuito desta atividade é, antes de mais, consciencializar, os mais novos, de que existem manifestações de violência física e psicológica através de situações dissimuladas, manifestadas, por exemplo, em chamadas excessivas, ou proibições da forma de vestir. Estes comportamentos são encarados, muitas vezes, como naturais e comuns, confundindo-se com amor e atenção.

Ricardo Barroso, docente e investigador da UTAD, e especialista na área da psicologia clínica e justiça explica que “Muitos destes comportamentos decorrem de papéis de género transmitidos desde muito cedo, aprendidos e reforçados quotidianamente, e isso permite que, em muitas ocasiões, se gerem situações de violência de diferentes tipos. Face a este cenário, importa consciencializar as pessoas para estes comportamentos violentos desde as suas primeiras ocorrências, impedindo a que eles ocorram ou que continuem a manifestar-se”.

Prevenir estes comportamentos é outro dos grandes objetivos do Violentómetro, que resultou de uma investigação cuja finalidade é identificar as ações violentas quotidianas, alertar sobre elas e evidenciar o risco a que se expõem ambos os géneros.

O Violentómetro é uma adaptação de um modelo mexicano e é um material gráfico e didático em forma de régua, onde se visualizam manifestações implícitas e explicitas de violência, algumas delas tornadas naturais na sociedade.

Esta régua vai ser distribuída junto dos alunos da academia, no Pólo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais; na Biblioteca e na Escola de Enfermagem/Ciências da Saúde.