A realização em Portugal do encontro do Conselho Universitário Ibero-Americano teve como principal objetivo dinamizar a criação de um espaço ibero-americano de Ensino Superior e de Investigação, fomentando a mobilidade de professores e estudantes e trabalhadores.
Durante o XVII Plenário do Conselho Universitário Iberoamericano, que decorreu de 1 a 3 de julho, na UTAD e na Universidade do Porto, foi apresentada uma ferramenta para promover a mobilidade de estudantes, investigadores e trabalhadores entre os 22 países da Ibero-América.
O Campus Iberoamérica é uma ferramenta pública, inovadora e totalmente acessível, que reúne mais de vinte e cinco mil oportunidades de mobilidade em toda a região.
O Conselho Universitário Ibero-americano – CUIB – foi constituído em Cartagena das Índias na Colômbia em 2002, configura-se como uma entidade privilegiada de representação dos sistemas universitários e de investigação, e junta Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A sua esfera de atuação desenvolve-se, também, no âmbito das atividades prosseguidas pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e, consequentemente, procura interagir com o programa das Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo.

Fonte: UTAD