Levantamento, registo e contextualização deste projeto realizou-se nos concelhos de Bragança e Vinhais

A primeira parte do projeto “Contos e Lendas Transmontanos”, implementado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em conjunto com a Academia Ibérica da Máscara, está concluída e resultou no “resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e suas variantes dos concelhos de Bragança e Vinhais”.
No decorrer dos trabalhos foi ainda possível a realização de 39 vídeos com os “contadores de histórias” a transmitirem de viva voz os seus contos e lendas, tal como os ouviram aos antepassados.
Os dois concelhos selecionados para o projeto são considerados os mais ricos do país em património cultural imaterial vivo, nomeadamente em contos populares, onde figuram os religiosos, de animais, fadas, jocosos e anticlericais, entre outros, a par de um numeroso conjunto de lendas de lugares, capelas, alminhas e cruzeiros, milagres, aparições da Virgem, tesouros em ruínas de castros e castelos, mouros guerreiros e mouras encantadas, lobisomens, bruxas, almas penadas, trasgos e demónios.
Este trabalho, vencedor do primeiro Orçamento Participativo de Portugal lançado pelo governo em 2017, foi desenvolvido no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte, e pretende ser um contributo para o estudo, salvaguarda e divulgação do património imaterial do nordeste transmontano, no que diz respeito às tradições orais e escritas.
O próximo desafio passará pela implementação deste trabalho nas comunidades escolares dos dois municípios e numa coleção de narrações infantis.

Fonte: UTAD​