Uso de tecnologia inovadora permitirá respostas em duas horas e a baixo custo

Chama-se 𝗖𝗱𝗼𝘁𝘀 𝗕𝗶𝗼𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗴 𝗖𝗢𝗩𝗜𝗗𝟭𝟵 e vai criar um biossensor (teste) para detetar o vírus SARS-CoV-2 em indivíduos suspeitos de infeção pela COVID-19.
Trata-se de um teste com “tecnologia inovadora” que irá permitir detetar a presença do vírus de “forma rápida, no máximo até duas horas, e a baixo custo”.
Parte do desenvolvimento deste protótipo será feito pelas entidades académicas e a validação do teste será feita nos Centros Hospitalares.
Os investigadores estão já a iniciar os preparativos para o desenvolvimento do protótipo do biossensor que poderá vir a integrar a Rede Nacional de Diagnóstico de SARS-CoV-2 e outros laboratórios de diagnóstico certificados para o efeito.
Este projeto vai ser desenvolvido em consórcio e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 30.000 euros.
Envolve a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira.

Fonte: UTAD