Um dia para trabalhar metodologias inovadoras baseadas no uso do pensamento crítico e criativo para a resolução de problemas complexos e tomada de decisão.

No âmbito do projeto europeu CRITHINKEDU que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) lidera, numa parceria com 11 universidades de 9 países europeus, irá celebrar-se o “Dia do Pensamento Crítico” com um evento que decorrerá no próximo dia 15 de maio em Vila Real.
Esta iniciativa contará com a presença de mais de 150 alunos, professores e profissionais de diferentes escolas, universidades, empresas e organizações das mais diversas áreas, como a saúde, as engenharias, e o turismo, entre outras.

De acordo com a organização do evento este será “uma oportunidade para desenvolver e promover o diálogo entre diferentes atores do ensino superior e do mercado de trabalho, com a preocupação comum de preparar os alunos para um mundo cada vez mais complexo”.

Numa sociedade que se confronta com diferentes desafios à escala global e que se caracteriza pela rapidez da informação e abundância de fakenews, “nunca antes foi tão importante espoletar nos alunos, enquanto futuros profissionais e cidadãos ativos da comunidade, o espírito crítico necessário à construção de opiniões fundamentadas, com base num questionamento aprofundado e numa análise criteriosa das situações”, considera a organização.

O “Dia do Pensamento Crítico” na UTAD consistirá num “concurso de ideias e soluções”, tendo por base o uso de competências de pensamento crítico e criativo na resolução de problemas complexos e na tomada de decisão, quer no contexto do quotidiano, quer no contexto do mercado de trabalho.

Da parte da manhã, os mais de 30 grupos de alunos trabalharão problemas como:

• O isolamento e a desertificação no interior;
  • A inclusão das terapêuticas alternativas no serviço nacional de saúde;
  • A viabilidade do aeroporto do Montijo;
  • A publicidade invasiva e a privacidade online

As sessões da parte da tarde serão exclusivamente dedicadas à apresentação de soluções e/ou tomadas de posição (pitchs) por parte dos grupos cooperativos e multidisciplinares de alunos a toda a audiência, tendo por base os problemas e as situações trabalhadas durante as sessões da parte da manhã.