A conferência será uma oportunidade para conhecer e discutir os métodos mais utilizados, novas tendências, legislação e aplicações da captura animal, a nível mundial.

Terá lugar na aula magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a III World Trapping Conference. O evento decorrerá nos próximos dias 4 e 5 de março e será dedicado ao tema de captura eticamente responsável de animais.
De acordo com a Organização, “a necessidade de capturar animais é um tema em expansão que tem sido acompanhada por novas abordagens que urge debater e divulgar”. Ao longo da conferência irá falar-se da captura de animais vadios em meios urbanos que tem criado uma “maior preocupação com o bem-estar animal e risco de saúde pública”, e nos meios rurais pelos “efeitos sobre os animais de produção e o impacto nos ecossistemas”.
O evento resulta da colaboração entre a Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da UTAD, a Academia e a Associação Tramperos Espanhola e conta com reputados conferencistas nacionais e internacionais.
O programa completo pode ser encontrado aqui.