Apesar do sucesso, reitores estão apreensivos com adiamento de projetos.

As equipas reitorais das universidades do Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro reuniram-se, no dia 13 de março, na reitoria da Universidade do Porto (UP) para analisar os dois anos do consórcio UNorte.pt.

As três equipas “congratularam-se com os resultados obtidos, nomeadamente com o conjunto de projetos já aprovados na investigação, na formação avançada de recursos humanos, na ação social e na gestão administrativa, que totalizam mais de 10 milhões de euros, bem como as iniciativas em preparação”, referem as instituições numa declaração conjunta.

Para além da análise do consórcio de instituições, estiveram em discussão projetos comuns como o UNorte eXtension School para o ensino à distância, o “Noroeste Empreendedor” para empreendedorismo, o “UNorteGateway” para a modernização administrativa ou o “SAS Unorte” para a ação social. A parte da comunicação foi também discutida, tendo sido aprovada a marca UNorte.pt como identificação do consórcio.

Reitores preocupados com adiamento de projetos

Os três reitores debateram também as dificuldadas que as “autoridades regionais e nacionais” têm imposto à “gestão administrativo-financeira dos projetos em curso”.

Para as três universidades, estes projetos preparados em conjunto, são “considerados como muito importantes na construção de uma estratégia de especialização regional baseada no conhecimento e na inovação”. “É com apreensão que os membros do consórcio têm sido confrontados com o sucessivo adiamento destes projetos”, concluem.