Estrutura estudantil compromete-se a realizar a missa de bênção das pastas e a cerimónia oficial de queima das fitas.

A Semana Académica 2020 foi cancelada devido à atual pandemia da Covid-19. A informação foi avançada pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) através de um comunicado poublicado na sua páguina oficial do Facebook.
“Esta mensagem parte tarde, não tarda por esquecimento mas porque verdadeiramente precisávamos de tempo. Tempo para pensar, refletir, para procurar e encontrar as melhores soluções.
No início deste ano, fomos desenhando e escrevendo uma história. A mais bela das histórias, a vossa história nesta academia e nesta cidade. Viria a culminar na mais bela Semana Académica da UTAD!” começa por explicar a AAUTAD.
“Mas nem tudo correu como esperado. A pandemia que se impôs assume agora proporções gigantescas. Cresceu e alastra-se de tal forma, que o que podemos fazer é afastarmo-nos uns dos outros para nos unirmos contra esta doença. Mais do que nunca, a união está na separação”, acrescenta.
A AAUTAD adianta que “como todos conseguem prever, a Semana Académica da UTAD não se irá realizar. Não há nada que nos deixe mais tristes que partilhar isto com vocês. Mas é verdade. É inevitável. Só nos resta pensar nisto da melhor maneira para encontrar as melhores soluções possíveis.
Pensamos, reunimos, discutimos, contactámos parceiros e fornecedores. Contudo, não conseguimos planear algo tão grande na imprevisibilidade. Não estamos em pé de igualdade com este vírus e não saberemos quando será possível estar.”
No entanto, sublinham, “apesar desta condição, as tradições mantêm-se e são para cumprir. Salvaguardando o espírito e tradição académica, a Associação Académica da UTAD compromete-se a realizar a missa de bênção das pastas e a cerimónia oficial de queima das fitas numa data a anunciar. Possibilitando a todos os finalistas celebrar o término do seu percurso académico. Para que todos os pais, irmãos, avós, restantes familiares e amigos se unam neste momento de saudade e celebração.”
A AAUTAD deixa a todos os estudantes uma palavra de conforto, uma palavra de segurança, uma palavra de união. “Nós não iremos parar. Iremos continuar a construir este caminho. A mais bela das histórias não ficará por aqui. Ainda temos muito a acrescentar, muitas palavras para serem ditas, muitas ideias para serem formuladas. O nosso caminho será traçado pela nossa capacidade de ultrapassarmos as nossas adversidades.
Seremos maiores que esta pandemia! Seremos AAUTAD cada vez mais convosco!
Neste momento difícil impôe-se que estejamos ainda mais próximos uns dos outros!
Unidos vamos ainda escrever a mais bela das histórias!”, conclui a Associação Académica da UTAD.