“Gerações Unidas” da Grow Green Food, Associação criada por estudantes de doutoramento na UTAD, também foi finalista

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi distinguida na 3ª edição do Prémio de Voluntariado Universitário Santander Universidades como Instituição de Ensino Superior (IES) +Voluntária. Uma novidade desta edição que possibilita mostrar o trabalho desenvolvido por estas instituições.

Entre os finalistas ao Prémio Voluntariado Universitário esteve o projeto “Gerações Unidas”, apresentado por um grupo de estudantes do doutoramento de desenvolvimento sociedades e territórios da UTAD, que tem por missão “proporcionar [aos idosos] momentos de companhia, conversa, conforto e ajuda nas tarefas mais básicas, como as compras diárias, a toma de medicação, o acompanhamento a consultas ou deslocações à farmácia. Este projeto mereceu uma menção honrosa e a atribuição de um mentor do Santander para ajudar na implementação.

Na UTAD, o projeto de voluntariado sem fins lucrativos existe desde 2015. Os principais objetivos da Bolsa de Voluntariado Universitário são os de sensibilizar para a responsabilidade social, formação e enriquecimento pessoal dos participantes e para a integração em projetos ou atividades da universidade e das instituições parceiras do projeto.
Atualmente a bolsa de voluntariado da UTAD envolve aproximadamente 250 voluntários que desenvolvem cerca de 22 atividades anuais dentro e fora da UTAD, nomeadamente nas áreas sociais, ambiente, saúde, angariação de fundos, inclusão social, organização de eventos e logística, trabalho com animais, divulgação da imagem e à população em geral.

Fonte: UTAD​