A UTAD está envolvida num programa de ajuda ao empreendedorismo em meio rural.

O projeto “EMER-N: Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte” foi recentemente aprovado. Esta iniciativa surge com o intuito de implementar apoio ao empreendedorismo, de uma forma adaptada aos condicionalismos e particularidades do meio rural.  O objetivo é dar suporte ao aparecimento e crescimento de empresas e de emprego na Região Norte.
Este projeto vai chegar aos 85 municípios da Região Norte e vai focar-se no reforço da competitividade das PMEs, na valorização e promoção das economias locais, na revitalização do conhecimento e dos saberes locais e regionais e na fixação da população local.

Do plano fazem parte atividades de apoio e ações de promoção e de comunicação com o fim último de ajudar os empreendedores da região.

São 15 os beneficiários deste EMER-N, sendo que a UTAD é um deles, assim como a Associação Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho, o Instituto Empresarial do Tâmega, os Institutos Politécnicos de Bragança e de Viana e 10 Associações de Desenvolvimento Local. A estes juntaram-se ainda oito Associações Supramunicipais, como parceiras.

Este projeto é financiado, com cerca de 1.7 milhões de euros, pelo Norte2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sendo que o custo total do plano será de 2 milhões de euros.

O EMER-N teve início no começo do mês de setembro.e os interessados poderão inscrever-se gratuitamente em www.emern.pt.