"Quality Onco Life" aposta na prática de exercício físico, contribuindo para maior eficácia do tratamento

Tiago Rafael Moreira, aluno de Doutoramento em Ciências do Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro venceu, em setembro passado, o Prémio Investigação do Portugal Ativo by AGAP.
O projeto submetido, intitulado “Quality Onco Life”, é um programa que visa a melhoria da qualidade de vida em doentes oncológicos. Através da prática de exercício físico, estes reportaram uma melhoria nos aspetos relacionados com os sintomas secundários causados pela quimioterapia em mulheres com cancro da mama em fase de tratamento, como: Capacidade Funcional, Náuseas e Vómitos, Obstipação e Insónias. Também nos testes funcionais aplicados: sentar e levantar, flexão do cotovelo, eight up and go test, e 6 minute walk, houve melhoria significativa.
Como objetivo futuro, pretende alargar o projeto para que mais doentes oncológicos possam usufruir das vantagens da prática de exercício físico orientada durante e após os tratamentos por quimioterapia.
Porque a Luta Contra o Cancro se faz todos os dias.