Projeto “Chave dicotómica ilustrada – PA 52750” é uma parceira entre a UTAD (coordenação) e a FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (promotor).

A plataforma “ChaveIN – Conceptualização, desenvolvimento e divulgação de um sistema interativo de identificação da flora vascular portuguesa, com ênfase na Região Norte, baseada em uma chave dicotómica ilustrada” (PA 52750) vai ser apresentada hoje à tarde, 22 de junho, no auditório de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

Esta plataforma foi desenvolvida por uma vasta equipa que considerou “o conhecimento da flora e vegetação fundamental para a caracterização e compreensão dos processos biológicos e ecológicos de um dado território, assim como para o seu planeamento, ordenamento e gestão sustentáveis.” Neste contexto, desenvolveram ferramentas acessíveis e de fácil utilização, que facilitam uma fácil identificação destes recursos biológicos, tanto pela comunidade científica, como por técnicos e estudantes, e pelo público em geral.

A UTAD, ao longo de duas décadas, tem concentrado esforços e investimento económico, para reunir e tornar acessível informação de qualidade e completa sobre a flora vascular de Portugal Continental, designadamente o HVR – Herbário de Vila Real, que conta na atualidade com mais de 21 000 exemplares de taxa, a Flora Digital de Portugal, e diversos guias, floras, brochuras, trípticos e exposições.

A ChaveIn desenvolveu-se em várias vertentes, nomeadamente: criação da chave dicotómica ilustrada da flora vascular da região norte de Portugal; compilação do elenco florístico da flora do norte de Portugal; criação de uma plataforma informática e dos sistemas de ajuda; alimentação dos conteúdos da chave a adicionar a cada taxa; disponibilização do sistema produzido na web, e divulgação do material produzido.

O projeto teve inicio em 1 de março de 2014 e foi financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português através da Medida 4.2.2. Redes Temáticas de Informação e Divulgação do programa PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.