Universidades da Alemanha, Lituânia e Portugal envolvidas na organização

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Seminário Internacional em Análise da Performance Desportiva.

Este evento é dirigido a todos os profissionais do desporto, estudantes e apaixonados pela área. O complexo Desportivo da UTAD, Edifício de Enfermagem, é o local que vai servir de palco ao “2nd IMPAS Conference 2017”, no dia 31 de maio.

O objetivo do seminário passa por integrar toda a comunidade desportiva e científica da UTAD bem como todos agentes desportivos externos. A organização pretende que o evento “seja um espaço de partilha e debate entre todos aqueles que estão envolvidos na construção do conhecimento teórico-prático na área desportiva”. Neste sentido, os alunos da licenciatura, mestrado e outros agentes interessados terão oportunidade para apresentar os seus trabalhos de investigação submetidos e revistos pela organização científica deste evento, em torno de diferentes temáticas.

Um dia que se pretende de partilhas e discussões sobre as tendências evolutivas na análise da performance desportiva e vivências teórico-práticas decorrentes das investigações apresentadas e de tentar descobrir maneira de facilitar o networking entre estudantes, treinadores e agentes desportivos com interesses no domínio desportivo.

O seminário servirá também para atualização de competências científico-operacionais de âmbito multidisciplinar relacionadas com o processo de análise e observação em diferentes modalidades desportivas bem como para apresentar equipamentos e dispositivos validados na literatura “que permitam com fiabilidade fornecer informações do ponto vista individual e coletivo no controlo e monitorização desportiva”.

Identificar e lançar perspetivas futuras em diferentes domínios de investigação científica que impliquem mudanças num contexto prático, é outro dos propósitos do evento.

A organização do seminário é da responsabilidade dos alunos do mestrado Internacional em Análise da Performance Desportiva, que tem a particularidade de ser formado por alunos de diferentes nacionalidades. Numa parceria entre três universidades, Otto Von Guericke Universität Magdeburg (Alemanha), Universidade dos Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e Lithuanian Sports University (Lituânia). Neste sentido toda a estrutura do evento, bem como todos os trabalhos que irão ser apresentados durante o seminário estarão sob a responsabilidade da comissão organizadora.