Proposta representa aumento de cerca de 20% relativamente a 2012

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresenta para 2019 um orçamento de 58 milhões de euros sendo a dotação governamental de cerca de 56% do valor.
A maioria da despesa será com encargos salariais (53%), estando prevista a contratação de 25 novos professores auxiliares e investigadores e valorização dos recursos humanos. A instituição pretende ainda garantir cerca de 250 bolseiros em projetos de I&D.
Para estes projetos I&D estão previstos cerca de 13 milhões, nomeadamente para o funcionamento dos Centros de Investigação, contratação de doutorados ao abrigo da legislação do emprego científico, instalação de dois laboratórios colaborativos e continuidade do processo de instalação de uma delegação do instituto Fraunhoffer em Vila Real.
A ação social verá o Fundo de Apoio Social ser reforçado e irá manter-se a estratégia de modernização de serviços de alojamento e de alimentação.
Esta proposta de orçamento representa um aumento de cerca de 20% relativamente a 2012 e o seu cumprimento exige uma boa execução de projetos estruturantes financiados por fundos estruturais e interação com o tecido empresarial.

Fonte: UTAD