Semana de Integração decorre sob o lema da Sustentabilidade

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, esteve na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no arranque da Semana de Integração aos novos estudantes.
O governante considerou os resultados deste ano importantes uma vez que “mais de 50% dos jovens com vinte anos estão no ensino superior” mas, sublinha, “é necessário ser-se mais ambiciosos e querer chegar a 2030 com 6 em cada 10 jovens no ensino superior”.

Para este ano letivo 2019/2020 foram mais de 1300 os novos estudantes que escolheram a UTAD sendo que, uma grande maioria, teve esta academia como a sua primeira escolha. No entender do reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, tal será sinónimo de “alunos mais motivados”.

A Semana da Integração decorre sob o lema da sustentabilidade. “Diz NÃO ao plástico. Diz SIM às boas práticas ambientais” será a “campanha” que, conjuntamente com outras medidas que já estão a ser implementadas, terá como meta transformar a UTAD, até 2030, num campus “carbono zero”.

Conjuntamente com a reitoria e os Serviços de Ação Social da UTAD, a Associação Académica da UTAD promove a Semana de Integração 2019. Para além dos já tradicionais “Jogos sem Fronteiras” no Parque Corgo e do Peddy-Paper pela cidade de Vila Real, este ano a novidade será o “Geocaching” no campus e o “Sunset” junto ao lago da UTAD.
As boas-vindas aos novos alunos da academia transmontana serão dadas com as históricas “Barraquinhas Académicas”, que se realizam até ao próximo dia 19, no espaço exterior do CIFOP.
Num evento único em todo o país, a AAUTAD promete “muita animação preenchida por um sentimento de integração para os mais recentes alunos da academia transmontana”, que serão os protagonistas recebidos em festa no “Reino Maravilhoso”.