Iniciativa está inserida nos Roteiros de Defesa Nacional

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai estar esta quarta-feira, 29 de janeiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para presidir a uma palestra no âmbito dos Roteiros de Defesa Nacional.
Estes programas descentralizados, destinam-se a promover “um conhecimento e uma cultura de Defesa Nacional” nas diferentes regiões do território nacional e “criar oportunidades privilegiadas de contacto entre decisores e cidadãos, administração central e local, sociedade civil e família militar”.
A primeira edição deste Roteiros arranca hoje à tarde, 27 de janeiro, no município de Lamego, onde o governante visitará um dos 17 gabinetes de Atendimento ao Público, que o Exército disponibiliza em vários pontos do país e que servem sobretudo para garantir um maior acesso das populações a informação sobre o serviço militar. Seguir-se-á uma visita ao núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes.
Na manhã do segundo dia, 28 de janeiro, o destaque vai para a deslocação ao Centro de Tropas de Operações Especiais, em Lamego, unidade destinada à formação de militares na área das Operações Especiais e ao aprontamento da Força de Operações Especiais (FOE), popularmente conhecidos como “Rangers”. No local, o Ministro visitará também os aquartelamentos reabilitados, no âmbito dos investimentos já concretizados, na melhoria das infraestruturas militares.
Ao final da manhã, João Gomes Cravinho parte para a Delegação Marítima da Régua e posto local da Polícia Marítima, responsável pelo controlo e fiscalização do tráfego fluvial no Douro e onde são coordenadas as manobras de abastecimento de água para o combate aéreo aos incêndios ou ainda operações relacionadas com o apoio às populações e a segurança das embarcações e infraestruturas em situação de cheias. De seguida, desloca-se a Baião, onde visitará uma das Escolas que integrou o projeto-piloto Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz.
No terceiro e último dia, 29 de janeiro, o Ministro da Defesa Nacional vai estar em Vila Real, com uma agenda dedicada sobretudo ao conhecimento, inovação e economia de Defesa. De manhã, João Gomes Cravinho desloca-se ao Regimento de Infantaria N.13, onde está instalado um simulador de condução das viaturas blindadas PANDUR II, concebido e produzido em parceria com as indústrias nacionais de Defesa.
De seguida, parte para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde para além do encontro agendado com o reitor e com as associações de estudantes, dará uma palestra sobre Defesa Nacional. No recinto da universidade vão estar a decorrer atividades de divulgação da Defesa Nacional com exposição de equipamentos dos 3 ramos das Forças Armadas.
À tarde, João Gomes Cravinho visita o Centro Escolar do Douro, onde conversará com os alunos sobre a Defesa Nacional. Por fim, seguirá para o Régia Douro Park, polo de ciência e tecnologia, onde terá um encontro com empresários da região.