Vinhos já estão à venda e receita reverte para a ação social da UTAD

Já são conhecidos os nomes dos ex-alunos da UTAD, agora enólogos conceituados, que irão dar continuidade à marca de vinhos de autor “Alumni UTAD”.

Em 2016, Jorge Serôdio Borges (tinto), Jorge Moreira (branco) e a dupla Francisco Ferreira e Francisco Olazabal (Porto Tawney 10 anos) foram os primeiros a assinar os vinhos da academia a convite do reitor Fontaínhas Fernandes.

Para 2017, os enólogos escolheram os colegas Paulo Ruão (branco), Luís Duarte (tinto) e Manuel Lobo (Porto) para lhes sucederem nesta tarefa que, para além do orgulho que disseram sentir pelo convite, é também uma enorme responsabilidade porque estão “a ser avaliados pelos colegas e professores. Temos que dar o nosso melhor para que a UTAD, que nos formou, tenha orgulho em nós”, referiu Jorge Serôdio Borges.

Rita Rivotti criou os rótulos dos Vinhos “Alumni UTAD”. A engenheira zootécnica, e ex-aluna da academia, reiterou que “iniciativas como estas são para ter continuidade”. A agora designer, já habituada a “vestir vinhos”, diz ter-se inspirado “nas antigas fichas de aluno da UTAD” para fazer os rótulos, pois são estes, considera, “que são a imagem e contam a história destes vinhos, que são um autorretrato”. Em mãos, para este ano, tem o desafio de desenvolver a Carta Alumni de Vinhos, um novo conceito que, diz o reitor, “não irá ser exclusiva do restaurante do campus. Esta carta vai ser aberta a todos os produtores de vinhos, de todas as regiões vitícolas do país”, reforça Fontaínhas Fernandes.

Outra das novidades apresentadas e que, no entender do reitor, vem confirmar que “este não é um projeto fechado” e que “está em constante desenvolvimento” foi “A Frasqueira”, uma montra de vinhos de alunos e ex-alunos.

A responsabilidade desta criação é do arquiteto Belém Lima. Uma Biblioteca e Armazém onde os vinhos estão empilhados, mas não de A a Z, “andamos à procura com os olhos do vinho que queremos, acabando por os ver todos.”

Esta é, segundo Belém Lima uma “Frasqueira vaidosa porque exibe rótulos, mostra os vários enólogos, os vários vinhos. É uma montra competitiva. Mostra a diferença é a diversidade. O que une amigos e concorrentes, mas todos eles filhos da UTAD. A caixa negra esconde os segredos que eles inventaram”.

A marca Alumni UTAD foi criada em 2016, reúne ex-alunos da UTAD, todos eles conceituados enólogos e todos os anos, três antigos alunos da UTAD das diferentes regiões vitícolas são responsáveis pela produção de um vinho tinto, branco e um porto. Os vinhos “Alumni UTAD” 2016 já estão à venda, desde o passado mês de dezembro, no restaurante da UTAD. Foram produzidas três mil garrafas. A caixa, que contém os três vinhos, custa 50€. A receita da venda reverte, na totalidade, para a ação social da UTAD.