Projeto conta com o envolvimento de 120 investigadores em torno da produção agroflorestal e zootécnica

O projeto INTERACT (Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology) é liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e representa um investimento superior a quatro milhões de euros financiados pelo Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica e FEDER.

Com duração de três anos, vão ser apresentados, dia 12 e 13 de julho, os primeiros resultados nas 2ªs Jornadas. Voltado para a produção agroflorestal e zootécnica conta com o envolvimento de uma equipa de 120 investigadores. A iniciativa vai servir, não só para a divulgação do trabalho já realizado nas várias atividades do projeto, mas também para a promoção de uma maior interação com os diversos stakeholders envolvidos.

No dia 12 de julho (quarta-feira), as jornadas decorrem no auditório do complexo laboratorial da UTAD com intervenções dos investigadores/bolseiros do projeto. O segundo dia está marcado para o auditório do Regia-Douro Park, em Vila Real, e tem como foco a apresentação das três linhas de investigação do projeto (ISAC, BEST, VITALITY WINE) às entidades/stakeholders nele envolvidas.

Divulgação

O Projeto INTERACT integra múltiplos processos de produção agroflorestal e zootécnica, tendo em linha de conta os fatores ambientais subjacentes da Região Norte de Portugal. O objetivo é o incremento tecnológico como aumento da competitividade, e também determinar as oportunidades e o potencial produtivo com base na economia local, particularmente no domínio dos recursos agroalimentares assentes na produção animal (carne e leite), vegetais, frutas, azeitonas, nozes, vinho, floresta e flora nativa, e plantas medicinais.