O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto transfronteiriço Flumen Durius

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe esta quarta-feira, 13 de novembro, as Jornadas de Difusão do projeto transfronteiriço Flumen Durius, onde serão explicados os objetivos e as metodologias aplicadas para a caracterização de sete percursos pedestres identificados na região do Baixo Corgo que abrange os Municípios de Armamar, Lamego e Santa Marta de Penaguião.
A participação é gratuita e aberta à população em geral.
A caraterização, avaliação e classificação destes percursos teve por base critérios que pretendem não apenas dar a conhecer os mesmos, mas também realçar as vantagens aos níveis da atividade física, saúde e segurança, geologia, biodiversidade, património e paisagem.
A sinergia criada entre áreas tão diversificadas visa “fomentar boas práticas de atividade física e divulgar o património da Região Demarcada do Douro e foram já alvo de um livro e de uma aplicação informática”, afirma Helena Moreira, um dos elementos da equipa.
Este trabalho foi desenvolvido por docentes/investigadores do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas e do Centro de Ivestigação de Desporto, Saúde e Desenvolvimento da UTAD e pelo Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos e Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto transfronteiriço Flumen Durius (Rio Douro em latim).
O projeto Flumen Durius é um projeto transfronteiriço que tem como objetivos promover o turismo transfronteiriço e divulgar o património natural e cultural da região, utilizando o rio Douro como elemento agregador do território. Tem como entidade proponente o Ayuntamiento de Zamora, e como promotores a Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero, a Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, a Agrupación Empresarial Innovadora para la Construcción Eficiente, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Município de Miranda do Douro.
É um programa Interreg v-a Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 com um financiamento total de 1. 773.732.00 Euros e a participação da UTAD é de 186.750.00 Euros.