O Temperature Control Laboratory é baseado num Arduino, dois transístores, que atuam como aquecedores, e dois sensores de temperatura que “permitem realizar experiências de controlo uni-variável e multivariável”

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o Temperature Control Laboratory (TCLab) desenvolvido por John Hendengren, investigador dos Estados Unidos, está a ser utilizado pelos estudantes de Engenharia Eletrotécnica para aulas práticas lecionadas através de telepresença.
Este laboratório portátil é baseado num Arduino, dois transístores, que atuam como aquecedores, e dois sensores de temperatura que “permitem realizar experiências de controlo uni-variável e multivariável”, conta o Paulo Moura Oliveira, docente do mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computação. A placa com os transístores e sensores é “alimentada a partir da rede elétrica, através de um adaptador, e o Arduino pode ser conectado a um computador através de uma porta USB. A programação é feita em programas com linguagem própria”, explica o docente.
Os estudantes estão agora a realizar experiências, acompanhados remotamente pelo docente da unidade curricular e, no final do semestre, farão a apresentação pública dos resultados, à distância.
Embora a ideia esteja a ser utilizada no âmbito do ensino de sistemas de controlo, kits similares baseados no Arduino, “podem ser utilizados em muitas outras disciplinas como sensores e atuadores, eletrónica, robótica, entre outras áreas”, destaca Paulo Oliveira, salientando que a “disponibilidade de dispositivos laboratoriais portáteis de baixo custo, que permitem aos estudantes realizarem experiências de controlo, são uma mais valia para a sua formação académica”.
A realização de “experiências inovadoras” já eram uma constante nas unidades curriculares do mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computação relacionadas com Automação e Controlo Automático, com os estudantes a utilizarem o kit TClab, nas aulas práticas, podendo mesmo levarem este laboratório portátil para casa, como forma de terem mais tempo para repetirem as experiências.

Fonte: UTAD