Investir na formação de jovens para a preservação e promoção do património cultural imaterial é o objetivo.

O curso “Digital Valorization of Cultural Heritage” arrancou oficialmente na passada terça-feira, 8 de outubro. Terá a duração de dois semestres do ano letivo 2019-2020 e funciona em formato de B-Learning.
Promovido dentro do projeto SILVHER – Safeguarding Intangible and culturaL Values and HERitage em conjunto com as Universidades Degli Studi di Bari Aldo Moro (UNIBA), de Pamukkale (PAU), a Hellenic Open (HOU) e com EGInA S.R.L., uma organização italiana experiente no desenvolvimento de iniciativas que interligam a cultura e o mundo digital, pretende responder às necessidades do mercado, utilizando o mundo digital para realçar a importância do património cultural imaterial. O ensino através de um formato hands on, permitirá que os alunos estejam constatamente a trabalhar sobre desafios concretos, aprendendo a manusear novas técnicas e novos softwares.
O parceiro grego colocou 3 módulos online para a primeira turma internacional, composta por 7 estudantes da UTAD, 10 da Universidade de Bari (Itália) e 13 da Universidade de Pamukkale (Turquia).
O primeiro módulo do curso responde às necessidades de mercado, já que se concentra em valorizar o património cultural em formato digital, foi elaborado pelos parceiros italianos e abordará a gestão de projetos culturais; o segundo módulo é da responsabilidade da UTAD e visa a formação em histórias em formato digital. O terceiro módulo foi criado pelos parceiros turcos e colocará os alunos em contato direto com o “potencial da realidade aumentada e virtual no sentido de preservar, dar a conhecer e promover património cultural imaterial”, explica Veronika Joukes, responsável na UTAD pelo projeto.
Durante dois anos estes parceiros irão promover a salvaguarda de património e valores culturais imateriais. A primeira fase já está criada com o curso online e presencial a decorrer em Itália, Turquia e Portugal. Numa segunda fase, os estudantes inscritos em qualquer ciclo das universidades participantes podem concorrer a uma bolsa que permitirá estudar via B-Learning nestes três países. Serão selecionados 10 estudantes por país. A formação extracurricular permitirá formular um projeto concreto para promover um património intangível (escolhido pelos estudantes) aproveitando competências digitais, como a criação de vídeos, desenhos animados, realidade aumentada, aplicações móveis e eventualmente a realidade virtual.

Fonte: UTAD