Apresentação à academia está agendada para o dia 27 de novembro.

“Educar para o pensamento crítico na sala de aula: Planificação, Estratégias e Avaliação” é o resultado do trabalho do Grupo webPACT – uma comunidade profissional de aprendizagem que reúne professores e investigadores de várias áreas disciplinares da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – e que agora partilha, neste livro, os resultados da sua investigação teórica e empírica que podem ser utilizados em todos os anos de escolaridade, desde o ensino básico ao ensino superior, por todos os professores que pretendam desenvolver o pensamento crítico nos seus alunos.
Desde 2012 que este grupo tem vindo a desenvolver projetos, organizado encontros científicos e implementado nas suas unidades curriculares, estratégias e atividades de aprendizagem com o objetivo dos estudantes desenvolverem competências e disposições de pensamento crítico para potenciar a intervenção na sociedade de uma forma mais crítica e criativa.
O livro está organizado em 10 capítulos que abordam, de um modo geral, a fundamentação teórica, a planificação, as estratégias de ensino/aprendizagem e a avaliação do pensamento crítico.
Por todas estas razões, esta obra assume-se como um excelente instrumento de trabalho para professores dos ensinos básico, secundário e superior, bem como para quem pretende exercer futuramente a docência, preparando os alunos para a sociedade do séc. XXI.
Inclui os primeiros testes em português para avaliação das competências e disposições do pensamento crítico e criativo! (Construídos e validados para a população portuguesa pelos autores do livro).
Recentemente publicado pela editora LIDEL, o livro “Educar para o pensamento crítico na sala de aula: Planificação, Estratégias e Avaliação” da autoria dos docentes da UTAD: José Pinto Lopes, Helena Santos Silva, Caroline Dominguez e Maria Manuel Nascimento, vai ser apresentado a toda a academia no próximo dia 27 de novembro, pelas 17h00, no Átrio da Reitoria.
Refira-se ainda que todos estes saberes já foram partilhados no âmbito do projeto CRITHINKEDU, que tem a coordenação da UTAD, e surgiu de uma parceria entre várias Instituições de Ensino Superior europeias, de países como Portugal, Grécia, Lituânia, Itália, Roménia, República Checa, Espanha, Irlanda, Bélgica, com o objetivo de formar docentes e orientar para a qualidade da educação do pensamento crítico a nível institucional, curricular e das diferentes unidades curriculares, bem como dotar os estudantes de hábitos e competências de pensamento que lhes permitam tomar melhores decisões e resolver problemas do seu dia-a-dia.

Fonte: UTAD