O evento decorreu na sala de exposições da Biblioteca Central da UTAD, no dia 18 de janeiro.

Para partilhar e debater as experiências em sala de aula, que têm vindo a ser desenvolvidas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e nas instituições dos parceiros do projeto CRITHINKEDU, docentes de várias áreas disciplinares e instituições de ensino superior europeias, provenientes de Espanha, Itália, Irlanda, Grécia, Lituânia, República Checa, Roménia e Bélgica, estiveram “À conversa sobre o Pensamento Crítico nos curricula universitários europeus”.

“Um assunto que não é fácil mas que é absolutamente primordial para qualquer professor universitário”, referiu Caroline Dominguez, docente da UTAD responsável pelo projeto. Apesar da investigação sobre este tema e, perante os novos desafios que a sociedade nos coloca a nível da sustentabilidade, economia, sociologia, “precisamos cada vez mais de alunos preparados para se transformarem em profissionais que saibam resolver estes desafios tão complexos. Precisamos de uma revolução no modo de pensar, porque a informação é de tal ordem abundante que é extremamente difícil de analisar e filtrar”, considera a docente.

Como tal, primeiro há que rever os objetivos das unidades curriculares, “o que queremos que os nossos alunos saibam fazer, se é apenas replicar os protocolos, ou se é saber, perante uma determinada situação, passar todo um conjunto de elementos do pensamento crítico que lhes permita tomar decisões mais acertadas”.

A UTAD, no contexto do projeto CRITHINKEDU, está a organizar a 1ª Cimeira Europeia de Pensamento Crítico, que irá decorrer em Lovaina, na Bélgica, dia 3 de junho de 2019. Será um evento “para mostrar quais são as recomendações que a nível do ensino superior devem ser debatidas e largamente disseminadas sobre como integrar e promover o pensamento crítico nos currículos das universidades europeias”, explica Caroline Dominguez.

Ainda antes da 1ª Cimeira Europeia irá realizar-se na UTAD um Bootcamp para “celebrar o pensamento crítico”.

O projeto CRITHINKEDU surgiu de uma parceria entre várias Instituições de Ensino Superior europeias, de países como Portugal, Grécia, Lituânia, Itália, Roménia, República Checa, Espanha, Irlanda, Bélgica, e conta com um financiamento de cerca de 390 mil euros da União Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+.
Está a ser desenvolvido na UTAD e o objetivo é formar docentes e orientar para a qualidade da educação do pensamento crítico a nível institucional, curricular e das diferentes unidades curriculares, bem como dotar os estudantes de hábitos e competências de pensamento que lhes permitam tomar melhores decisões e resolver problemas do seu dia-a-dia.