Serão duas semanas de trabalho mas também de muito convívio e diversão

“Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis” foi a temática escolhida para a edição deste ano da Universidade Internacional de verão que está a decorrer na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito da Cátedra da UNESCO.
Serão duas semanas de formação educacional e vocacional avançada, através de uma série de seminários, workshops e visitas de campo a lugares emblemáticos da região.
Os participantes vieram dos quatro continentes para experienciar práticas inovadoras e conhecer de perto o território e as comunidades locais.

O Geoparque Arouca, o processo de fabrico do Património Cultural Imaterial de Bisalhães, a Região Demarcada do Alto Douro – Património Mundial e o Caminho Interior para Santiago de Compostela compõem o programa de visitas, “mas muito mais há a descobrir”, diz Elizabeth Silva adiantando que “a união faz a força” mas nesta universidade de verão a “UTAD é o coração, a alma deste projeto”.

De acordo com Elizabeth Silva, da Comissão Nacional da UNESCO esta partilha de conhecimento e experiências sempre foi, “desde o seu início”, o propósito da universidade de verão e lembra que “esta Cátedra está muito focada na criação de novos Geoparques Mundiais da UNESCO” portanto, é importante “formar pessoas nesta área”.

Aberta a estudantes, investigadores, gestores, técnicos de autarquias, entre outros interessados, esta Universidade de Verão e visitas de estudo programadas, oferece um conjunto diversificado de atividades culturais e recreativas que permitirão a todos os alunos desfrutar de uma experiência única.
O conhecimento e a reconhecida competência pedagógica dos especialistas nacionais e internacionais envolvidos garantirá a formação adequada nos temas abordados.
A Cátedra UNESCO sobre Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis é a primeira do mundo dedicada a Geoparques e Estilo de Vida Saudável. Esta Cátedra da UNESCO tem como principal objetivo criar uma rede inovadora e integrada de pesquisa, ensino e transferência de conhecimento, projetos conjuntos de pesquisa e comunicação para aumentar a conscientização da sociedade sobre esses temas, focados principalmente em atividades de capacitação.