Município de Sabrosa já tem tripulação formada para comemorações do V Centenário da primeira volta ao mundo dirigida por Fernão de Magalhães

Está oficialmente criada a Rede Mundial de Universidades de Magalhães (RUMA).

14 Universidades dos territórios tocados por Magalhães, pertencentes a nove países e quatro continentes, formalizaram a sua participação no projeto, assinando o protocolo para a criação da RUMA, bem como o acordo específico de colaboração no processo de candidatura da “Rota de Magalhães – Primeira Viagem de Circum-navegação” a Património Mundial da UNESCO. Foi ainda assinado, na semana passada, um documento, designado “Declaração de Sabrosa” com o resumo dos objetivos deste primeiro Encontro.

O Município de Sabrosa começou a organizar esta viagem em 2006, com a criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães (RMCM), arrancando em Sevilha, a 1 de fevereiro de 2013, com o propósito de operacionalizar a realização de trabalhos que permitam ações conjuntas destinadas ao estudo, difusão e valorização de um facto universal extraordinário: a Primeira Volta ao Mundo (entre 1519 e 1522), dirigida por Fernão de Magalhães.

Ao longo de três dias, o município de Sabrosa e a UTAD serviram de cenário para a definição de estratégias em rede, tendo por base a promoção do conhecimento e o intercâmbio cultural, socioeconómico e ambiental, bem como a definição da inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO do bem em série “Route of Magellan. First Around The World”.

Presente neste I Encontro da RUMA, esteve a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, que reiterou todo o apoio do Governo a este projeto, sublinhando a sua importância para a investigação académica “e os frutos que o país daí pode e deve saber recolher.”

Os participantes, reunidos na UTAD, tiveram também a oportunidade de receber, através de vídeo, o apoio ao projeto por parte do escritor americano Laurence Bergreen, autor do livro “Fernão de Magalhães – Para Além Do Fim Do Mundo”, e ainda do cientista-chefe da NASA, James Garvin.

Governo Cria Estrutura de Missão para Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação

O Conselho de Ministros anunciou, na passada sexta-feira, a criação de uma Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, a realizar-se entre 2019 e 2022.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, esta estrutura temporária para o projeto será presidida por José Marques, atual presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, por este possuir uma “vasta experiência e conhecimento na coordenação de projetos multiorganizacionais em torno da temática da circum-navegação”.

Na sequência deste convite, José Marques já renunciou ao cargo de autarca para se dedicar às novas funções.

José Marques recebe Prémio Internacional “Magalhães”

O VI Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas (RMCM) decorreu em Lisboa entre os dias 19 a 21 de janeiro. O evento veio reforçar a posição de Sabrosa e da região nesta rede universal de conhecimento e de cultura, com a distinção de José Marques com o IV Prémio Internacional “Magalhães”.

O ainda autarca considerou este prémio “um importante estímulo e sinal para o futuro não só para Sabrosa como também para a região”, sendo ao mesmo tempo “um reconhecimento e a afirmação de um território, no contexto nacional e internacional, e uma prova de que, a nível local, se podem alavancar estratégias à escala global.”

Este prémio distingue as pessoas e entidades que se destacam pelo seu trabalho, capacidade e dinamismo em prol da própria Rede, mas também na criação e consolidação de intercâmbios científicos, tecnológicos e ambientais entre as cidades, como recentemente aconteceu com o I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães.