"Cogumelos recheados com vegetais", "queijos veganos" e "soja à bolonhesa" são alguns dos pratos que podem ser consumidos

Os refeitórios dos Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (SASUTAD) já têm disponíveis menus totalmente vegan desde o início do mês.

Apesar dos SASUTAD já oferecerem menus vegetarianos, estes continham lacticínios, ovos e outros produtos de origem animal. A nova lei, que obriga a existência de uma opção vegetariana em ementas das refeições em cantinas e refeitórios públicos desde o dia 1 de junho, exige que os menus vegetarianos não possam conter esse tipo de produtos.

Elsa Justino, administradora dos SASUTAD, revelou que a transição para as novas opções foram “um desafio” para os serviços. Para os novos pratos, houve inspiração na “dieta mediterrânica”. Desde o dia 1, já é possível degustar pratos como “cogumelos recheados com vegetais”, “queijos veganos” e “soja à bolonhesa”.

Os projetos que a UTAD tem na área agroalimentar podem ser, no entender da administradora, “uma oportunidade de aplicação nas opções a incluir no novo menu vegetariano”.

Os menus estão disponíveis nos refeitórios de Codessais e Quinta de Prados.