Vila Real e Sabrosa são os primeiros concelhos do país a receber Jornadas e curso intensivo de Segurança e Defesa Nacional

O Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, presidiu esta segunda-feira, 3 de abril, em Vila Real, à abertura do primeiro Curso Intensivo de Defesa e Segurança promovido pelo Instituto da Defesa e Segurança Nacional em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e os municípios de Vila Real e Sabrosa.

“É muito grato verificar que foi em Vila Real que iniciamos esta primeira forma de descentralização. E não estamos a falar só de coisas simbólicas: estamos a falar, sobretudo, de um investimento grande, durante uma semana, de difundir e alargar a discussão e o debate”, considerou Azeredo Lopes.

O Ministro da Defesa reforçou a ideia de que, em Portugal e “em Vila Real, não faltam pessoas qualificadíssimas para pensar, para refletir e, até, para trazerem novas ideias e novas visões sobre as questões da defesa, da segurança, das novas tecnologias, dos riscos globais”.

A Ciberdefesa é uma das temáticas em agenda e, segundo o Ministro, nesta matéria, Portugal está no pelotão da frente. “Há exercícios todos os anos na NATO muito exigentes para testar as capacidades e a forma como sabemos reagir a ataques “ciber”. Sistematicamente, e cada vez mais, Portugal tem tido as mais altas classificações e avaliações deste domínio.” O domínio ciber, referiu Azeredo Lopes, “é, doravante, um domínio operacional como antes eram apenas a terra, o mar e o ar”. Agora passa a ser terra, mar, ar e a dimensão da Ciberdefesa “porque hoje percebemos que um ataque “ciber” pode ser devastador”, concluiu.

Sobre a possibilidade de um ataque terrorista em Portugal, o Ministro diz não estar preocupado “no sentido de que é preciso não estarmos sempre convencidos da iminência de um ataque.” Contudo, deixou uma chamada de atenção para “a dimensão transnacional que atualmente o terrorismo tem, a circunstância que hoje tem de poder atuar através de atores isolados e, muitas vezes, pura e simplesmente indetetáveis”, factos que “não nos põe ao abrigo de um ataque terrorista. Sejamos humildes em reconhecer essa ameaça.” O Ministro da Defesa disse estar certo “que as nossas forças de segurança, as nossas forças policiais em sentido amplo, fazem tudo, mas tudo mesmo, que está ao seu alcance, para diminuir o mais possível a ocorrência de um ato dessa natureza.”

Na programação destas Jornadas, inclui-se, ainda, uma Conferência subordinada ao tema “O Papel das Forças Armadas no Portugal do Séc. XXI” e um Seminário sobre “Segurança da Informação e do Ciberespaço: Contributos para a Cibersegurança e Ciberdefesa de Portugal”, bem como a assinatura de protocolos-quadro com Municípios do Distrito de Vila Real no contexto do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.