Protocolo de implementação do Referencial de Educação já está assinado. Ministro da Defesa e Secretária de Estado da Educação presidiram à cerimónia.

O Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, presidiu, esta segunda-feira, 3 de abril, em Vila Real, à assinatura de protocolos de implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, com 14 municípios do distrito.

“Hoje é um dia feliz porque pela primeira vez num distrito tivemos todas as câmaras a aderirem a este projeto”, declarou o Ministro da Defesa no final da cerimónia de assinatura de protocolos na Escola Secundária de São Pedro, na qual participou também em representação do Governo a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

Divulgação

Azeredo Lopes considerou que este Referencial “é um passo em frente que este governo quer que fique generalizado ao conjunto de escolas o mais depressa possível” uma vez que previne que cidadãos “cheguem à idade adulta sem nunca terem acesso a conteúdos na sua educação que os ensinasse, ou que lhes desse a conhecer, a Defesa Nacional, algumas referências de soberania, porque é que é importante a segurança, porque é que é importante a paz”.

Divulgação

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Fernandes Leitão, esclareceu que os referenciais como este “incluem-se na educação para a cidadania” e que vão ter “um espaço próprio, no âmbito da flexibilização pedagógica que estamos a implementar, e onde estes e outros conteúdos serão lecionados”. Alexandra Fernandes considerou que os valores incluídos no Referencial “são uma dimensão absolutamente essencial da cidadania, e é nesse contexto que se justifica plenamente a sua lecionação nas escolas”. A Secretária de Estado adiantou que “as formações se encontram abertas aos professores que pretendam nelas se inscrever”, desde que os municípios tenham aderido ao protocolo. Os planos de formação para a implementação do referencial já envolveram 500 professores.