Despacho que dá origem a esta rede já foi publicado em Diário da República.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai ser sede da Rede de Investigação e Experimentação da Vinha e do Vinho do Douro (Riev2). O despacho nº 2514/2017, de 27 de março, marca o arranque desta rede que vai ser constituída pela UTAD, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, pelo Turismo de Portugal, pelo Regia-Douro Park e pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

A Riev2 foi desenvolvida em resposta ao estímulo do Governo para a criação de “Laboratórios Colaborativos”, que têm como objetivo a “definição e implementação de agendas de investigação e inovação, assim como o desenvolvimento de processos de internacionalização da capacidade científica e tecnológica nacional”.

Neste sentido vão ser realizadas atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e formação superior inicial e pós-graduada, incluindo a utilização dos Laboratórios da UTAD e do Regia-Douro Park, envolvendo valências de viticultura e enologia, como controlo da qualidade enológica, ecofisiologia, física e química dos solos, biotecnologia, genética, biodiversidade e proteção de plantas.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro — Lamego, também foi chamada a participar, nomeadamente com ações de formação orientadas para diversos públicos em articulação com instituições de ensino superior e escolas de formação profissional.

A Rede vai ser dirigida por um conselho de coordenação formado por representantes das entidades que a integram.