Matrículas da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorrem até dia 14 de setembro.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) registou o maior aumento de estudantes a nível nacional, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Pela primeira vez na história da UTAD mais de 1300 estudantes ficaram colocados, sendo que 1199 escolheram esta universidade como primeira opção.
De acordo com o reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, este resultados traduzem o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.

O curso de medicina veterinária registou a média mais elevada, o último aluno a ser colocado fixou a média em 162,8, seguido-se o curso de gestão, com média de 150,9. Os cursos de engenharia informática e ciências do desporto foram os que colocaram mais alunos com 105 e 103 vagas, respetivamente. O novo curso, Ciências da Nutrição, preencheu as 40 vagas disponíveis.
Uma nova oferta educativa criada para ir ao encontro da procura do mercado e não dos interesses instalados.

As matrículas desta primeira fase começaram segunda-feira, 10 de setembro, e decorrem até sexta-feira, 14 de setembro, no átrio da Biblioteca Central. Um espaço onde os novos estudantes encontram balcões de informação sobre bolsas de estudo e alojamento em residências universitárias, esclarecimentos e informações dadas pela Associação Académica e diferentes Núcleos de Estudantes.
A Semana de Integração para os novos estudantes irá decorrer de 17 a 20 de setembro. O programa inclui diversas atividades informativas, científicas e lúdicas em cada uma das Escolas, dinamizadas pelos presidentes das mesmas e diretores de cursos, o que possibilitará aos estudantes esclarecer todas as dúvidas sobre a nova aventura que abraçam nesta Universidade.
Haverá também um conjunto de atividades dinamizadas pela Reitoria e Associação de Estudantes que incluem um peddy paper “Viver a UTAD e a Cidade”, Jogos sem Fronteiras entre outras. O objetivo é apenas um: uma boa integração dos jovens no meio social e académico local.
A semana terminará com uma cerimónia de boas vindas no Teatro Municipal de Vila Real que contará com a presença do Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos.