O mercado criativo é a última ação do projeto Douro Creative Hub.

Com: Luís Barros

A criatividade vai invadir o Mercado Municipal de Vila Real no último fim de semana do mês de Março.
O programa já foi apresentado e inclui: debates sobre arquitetura e artes visuais, ‘showcooking’, atividades para crianças, concertos e exposições. Haverá também um espaço para apresentação de empresas da área das indústrias criativas.
“Um fim-de-semana diferente, num espaço diferente, com pessoas diferentes”, explica João Calejo, gestor do projeto Douro Creative Hub.

Este projeto, lançado em 2017, deixa várias contribuições, como o levantamento exaustivo dos criativos do Douro e um plano estratégico com proposta para mais atividades.

A abertura do mercado irá acontecer com a estreia do espetáculo “Lago dos Caretos”, um projeto liderado pelo músico Luís Filipe Santos e vencedor do Prémio Douro Criativo.
Este momento será marcado, também, pela apresentação de um livro que reúne grande parte dos criativos dos 19 municípios do Douro.
Após o evento, o “Mercado Criativo” sairá do mercado municipal e irá em digressão pelas escolas do 1º ciclo da região Duriense, para a partilha de experiências, levando na mala propostas de ateliers sempre com o foco na criatividade.

O Douro Creative Hub, promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, cofinanciado com o apoio do Norte 2020, teve como objetivo “identificar, dinamizar, e promover as indústrias criativas da região do Douro”.