A UTAD e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) uniram-se com o objetivo de lançar novos cursos de Mestrado e Doutoramento na área das Ciências Agrárias e reforçar a colaboração internacional.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu, no dia 13 de março, a visita de uma equipa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A comitiva da UTFPR era composta pelo Reitor, Everton Ricardi Lozano da Silva; pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Michele Potrich; pela Coordenadora de Fomentos e Bolsas, Maria Claudia Emer e pelo Diretor de Relações Interinstitucionais, Carlos Cziulik.

Futuro em Construção. Créditos: Gov. Br

Além desta visita, foi assinado o primeiro Protocolo Específico de Doutoramento em Regime de Cotutela Internacional, na área das Ciências Agronómicas e Florestais, entre as duas instituições.

A comitiva também visitou o Laboratório de Análise Sensorial de Vinhos e o Kitchen Lab, infraestruturas que apoiam a investigação e ensino nos cursos de Enologia, Engenharia Agronómica e Ciências da Nutrição. Teve, ainda, oportunidade de conhecer o Laboratório Colaborativo da Floresta (Colab ForestWISE), onde foram apresentados os projetos desenvolvidos e discutidas possíveis áreas de interesse para futuras colaborações.

A equipa foi recebida pelo Reitor da UTAD, Emídio Gomes, juntamente com vários membros da academia. Esta visita teve como objetivo de apresentar a nova equipa reitoral da UTFPR e reforçar a parceria entre as instituições, estabelecida desde 2015.