Esta segunda-feira, 24 de fevereiro, a Licenciatura e o Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promoveram uma aula inaugural, com a participação de David Dinis, jornalista e diretor-adjunto do jornal Expresso. O evento aconteceu em formato online, via Zoom, e foi transmitido em direto no Youtube da UTAD TV.

A sessão reuniu estudantes das unidades curriculares de Ateliê de Imprensa, da Licenciatura, e Jornalismo Especializado, do Mestrado. O principal objetivo foi destacar a importância do jornalismo para a sociedade e enfatizar o seu papel na disseminação de informação responsável.

David Dinis partilhou experiências marcantes da carreira e reforçou a necessidade de um jornalismo ético e responsável, num mundo cada vez mais afetado pela desinformação e pelas fake news. “O jornalismo é um pilar da democracia. O nosso papel é informar com precisão, responsabilidade e, acima de tudo, respeito ao público”, afirmou.

David Dinis. Créditos: Youtube da UTAD TV

Durante a palestra, o jornalista abordou os desafios enfrentados pela profissão ao longo do tempo, onde mencionou a pandemia da Covid-19 e a eleição de Richard Nixon, nos anos 60. Através destes exemplos, ressaltou o papel importante da imprensa na preservação das liberdade e democracia.

David Dinis destacou, também, o impacto das novas tecnologias na profissão e como o jornalismo se teve de adaptar. “As redes sociais e a velocidade da informação trouxeram novos desafios, mas também oportunidades. Precisamos de estar preparados para lidar com estas mudanças sem perder a essência do nosso trabalho”, contou.

A aula inaugural proporcionou aos alunos uma visão mais aprofundada sobre a realidade do jornalismo, os desafios da profissão e a importância da adaptação às transformações do setor.

Para ver e ouvir esta sessão, consulte o Youtube da UTAD TV.