Vila Real vai receber Campeonato Mundial Universitário de Pentatlo Moderno
Uma delegação da Federação Internacional do Desporto Universitário e da Federação Internacional de Pentatlo Moderno estiveram na cidade para uma primeira visita técnica aos locais que vão receber o Campeonato
A Federação Internacional de Desporto já aprovou a realização em Vila Real do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno. Competição irá decorrer entre os dias 7 e 11 de julho de 2020, numa organização conjunta da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), Reitoria da UTAD e Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
A organização do evento já começou, com uma primeira visita técnica aos locais que vão receber o Campeonato por uma delegação da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e da Federação Internacional de Pentatlo Moderno e segundo José Pinheiro, presidente da AAUTAD, representa um “esforço muito significativo” por envolver “toda uma dinâmica ainda desconhecida para a Associação”. Garante que a AAUTAD está comprometida na organização da competição acreditando ter “os recursos certos para a concretização eficaz deste campeonato”.
Tratando-se de um campeonato de pentatlo moderno, que envolve cinco modalidades distintas, “a organização acaba por acarretar ainda maiores desafios, estando a ser ultimadas as melhores soluções para a concretização de todas as provas”, que poderão passar pela utilização de espaços fora do concelho de Vila Real, tais como o Centro Hípico das Pedras Salgadas e as Piscinas do Peso da Régua, para além dos espaços desportivos da UTAD e do concelho vila-realense.
A concretização “com sucesso” desta organização só será possível com o “envolvimento e empenho não só da AAUTAD, como também da universidade transmontana, da FADU e da Câmara Municipal”, considera José Pinheiro, adiantando existir já o compromisso e empenho de todos, para se conseguir “atingir o equilíbrio e a sustentabilidade necessária para receber, pela primeira vez, um evento desta magnitude”.
Estima-se a presença na região transmontana de mais de duas centenas de pessoas, entre atletas, equipas técnicas e delegações das universidades participantes.
O Campeonato Mundial Universitário de Pentatlo Moderno envolverá as modalidades de esgrima, natação, equitação e tiro e corrida combinados.