Testes realizados revelam sucesso na interação entre os robôs e os idosos

Uma equipa de investigadores da Escola de Ciências e Tecnologia e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está a criar um sistema robótico para auxiliar idosos no cumprimento da tomada diária de medicação.

O robô usa um sistema de locomoção para se movimentar até ao idoso e, através técnicas de visão por computador, deteta a embalagem do medicamento e identifica a pessoa que o deve tomar no horário correto.

No âmbito deste projeto foram recentemente colocados em duas instituições de apoio à terceira idade da cidade de Vila Real, dois robôs de telepresença para que os familiares possam interagir à distância com o idoso, através destes equipamentos. A informação recolhida será usada para perceber qual a aceitação destas novas tecnologias por parte dos idosos e dos familiares.

Para a realização deste trabalho, foi desenvolvida uma aplicação suportada por uma base de dados com informações sobre os idosos da residência, os medicamentos que têm prescritos e os respetivos horários de toma. Por sua vez, o robô NAO, utilizado nos testes, faz a identificação facial dos idosos e o reconhecimento dos medicamentos através de algoritmos de visão por computador que processam as imagens adquiridas pela câmara do mesmo robô. Para demonstração do conceito foi feito um teste num cenário simples que recria o ambiente de uma habitação com idosos que são assistidos pelo robô na toma de medicamentos.

FONTE: UTAD