A ampliação da sede da APPC será objeto de candidaturas a fundos comunitários.

O Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CG UTAD) aprovou o contrato de comodato assinado entre a universidade e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC).

Segundo Fontaínhas Fernandes, reitor da UTAD, o contrato surge da necessidade de,  a associação precisar de “aumentar a sua área de intervenção”, aumentando a sua sede. O acordo prevê a cedência de terrenos, pertencentes à UTAD junto do Complexo Residencial de Além-Rio, à associação.

Parcerias “quebram muros entre a universidade e a sociedade” – Fontaínhas Fernandes

Em entrevista à UTAD TV, Fontaínhas Fernandes refere que a cedência de terrenos não tem impacto nas residências de universitárias, uma vez que não é possível “fazer qualquer tipo de construção” nem aumentar os blocos residenciais.

Em troca da cedência de terrenos, a academia consegue, para além do cumprimento da “missão da responsabilidade social”, obter melhores condições para os estudantes com necessidades especiais, que obtêm “áreas específicas” dentro das instalações, para além de cooperação da APPC em várias ofertas educativas da UTAD.

Segundo o reitor, “é este tipo de parcerias que quebram muros entre a universidade e a sociedade”.

A ampliação da sede da APPC será objeto de candidaturas a fundos comunitários e parte do cofinanciamento será suportado pela autarquia vilarealense.

A entrevista está disponível, na íntegra, no site da UTAD TV.