Protocolo "Reabilitar para Arrendar" contribui para a criação de "rendas ditas acessíveis"

O Teatro de Vila Real recebeu, no passado dia 17, o seminário de “Reabilitação Urbana e os Instrumentos de Financiamento”. Este seminário insere-se no Ciclo de Seminários “Novos temas nos instrumentos de gestão territorial”.
Este evento contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Real, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente e com o vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que representam, respetivamente, o poder local, o poder central e o conhecimento.
Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real e o arquiteto Vítor Reis assinaram o protocolo “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” que dá acesso a habitações com valores acessíveis a famílias carenciadas. Desta forma combatem-se as patologias sociais e “é importante que, muito através dos municípios, se façam essas obras de requalificação”, como afirmou José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente.
Segundo Rui Santos, a UTAD envolveu-se neste projeto “para reforçar a ligação e a mobilidade entre a cidade e a sua universidade” reabilitando, assim, três mil metros quadrados de área.
Com esta ação pretende-se criar emprego e dinamizar a economia, num país em que 1 milhão de edifícios, quase um terço, carece de reabilitação.